Festival Gastronômico
Clique aqui para ver o cardápio e a agenda do festival!

A estação das cores

Quinta-Feira, 29 de Setembro - Todos os anos, no dia 23 de setembro, é oficialmente declarado o início da Primavera, uma das quatro estações do ano. E, segundo os modelos oceânicos e numéricos de previsão do tempo, é muito provável que, a partir deste ano, vamos começar a sentir os primeiros efeitos do fenômeno La Niña, caracterizado pelo prolongamento do frio e redução das chuvas no Sul do Brasil. Enquanto isso, o Sudeste e o Centro-Oeste devem enfrentar um período seco mais longo e um retorno das chuvas mais tardio.

Em setembro e outubro, começa o período de chuva de primavera, com totais mensais de precipitação mais elevados. Em setembro, os totais esperados variam de 160mm a 200mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto. A maior precipitação do trimestre normalmente ocorre no mês de outubro, com totais acumulados entre 240mm a 280mm no Oeste e, entre 180mm e 200mm, no Meio-Oeste e Planalto. Em novembro, a precipitação varia entre 170mm e 180mm no Oeste, no entanto,  as demais regiões não passam de 160mm. No Vale do Itajaí e Litoral catarinense, a média de precipitação varia entre 150mm e 160mm nos meses de setembro, outubro e novembro. Ressalta-se que, neste ano, os totais de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto podem superar estes valores, devido à configuração do fenômeno La Niña Central, a partir de outubro.

Durante a primavera, pancadas de chuva forte com temporais e queda de granizo serão mais frequentes, devido à passagem de frentes frias e, principalmente, aos Complexos Convectivos de Mesoescala, nuvens com grande extensão vertical e horizontal que atuam especialmente no Oeste e Meio Oeste. Em setembro e outubro, continua frequente o deslocamento de ciclones extratropicais pelo litoral Sul do Brasil, ocasionando ventos fortes e persistentes, com mar agitado que, muitas vezes, resultará em ressaca com perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte.

Foto: Divulgação
Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

28/07/2018

Caminhada Noturna Rota do Enxaimel

O maior acervo de construções em enxaimel existentes fora da Alemanha, situada na localidade de Testo Alto, é o palco da Caminhada Noturna.

16/08/2018

Pommerlamm Fest – Festa do Borrego

Nos dias 16 a 19 de Agosto, o Parque de Eventos de Pomerode recebe a Pommerlamm Fest (Festa do Borrego).

07/09/2018

Pomerode Bier Fest

O Pomerode Bier Fest é um evento cervejeiro da cidade, que reúne as cervejarias artesanais de Pomerode e região.

29/09/2018

Alpino Germânico

No dia 29 deste ano, o grupo folclórico Alpino germânico organiza um evento em comemoração aos 50 anos de existência.

20/10/2018

Meia Maratona

Pomerode entrou definitivamente na rota dos amantes de corrida com a prova de Meia Maratona de Pomerode.

15/11/2018

Weihnachtsfest – Festa de Natal

Entrará em cena a decoração de iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.