Avip e Santur avaliam os impactos na pandemia no setor turístico

Quarta-Feira, 22 de Julho - Uma reunião entre membros da diretoria da Associação Visite Pomerode (Avip) e da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) discutiu os desafios e estratégias para contornar os reflexos da pandemia no setor turístico. Por videoconferência, realizada na sexta-feira, 10 de julho, o grupo também abordou os projetos e ações em andamento, tendo em vista a retomada das atividades do setor no estado.

Uma das ações sendo executadas pela Santur, de acordo com o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, é o programa Viaje+SC que foca no turismo regional. Em breve a Santur vai disponibilizar uma plataforma digital para dar visibilidade aos produtos turísticos dos municípios e regiões, de maneira a incentivar as viagens dentro do estado.

A diretoria da Avip, por sua vez, explanou como o município foi fortemente impactado pela pandemia a partir do cancelamento de eventos importantes como a Osterfest. Outro evento que deixou de ser realizado foi o Festival Gastronômico de Pomerode, que aconteceria neste mês de julho. Já a realização da Pomerode Bierfest, agendada para novembro, ainda está em análise.

O presidente da entidade, Manfredo Goede, salientou que além do planejamento para o futuro a Avip está atenta em manter as boas referências do turismo de Pomerode, considerada pela Santur como um dos destaques da região do Vale Europeu. “Entendemos que é importante mostrar ao público que continuamos trabalhando para manter a excelência dos serviços turísticos”, disse, durante a videoconferência.

Na reunião online, o empresário Ivan Blumenschein, membro da diretoria da Avip, destacou os impactos econômicos provocados pelo cancelamento dos eventos, em virtude da pandemia, que atingem toda a região.

A receita adicional gerada nas edições anteriores supera os R$ 15 milhões. “Isso representa cerca de 1% do PIB do município e tem um encadeamento econômico grande e importante, porque o dinheiro que entra com o turismo tem um giro rápido e local, o que é muito benéfico”, acrescenta.

Além disso, a Avip estima que a repercussão da Osterfest e da Osterbaum (árvore enfeitada com 100 mil casquinhas de ovos) gere R$ 2 milhões em mídia espontânea, inclusive com alcance internacional, especialmente pelo reconhecimento dos dois atrativos no Livro dos Recordes (Guiness World Records). Movida pelo otimismo, a Avip já começou a planejar a edição de 2021 da Osterfest, que deverá ocorrer de 11 de fevereiro a 4 de abril.

Fonte: Avip

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